João e Maria - Caçadores de Bruxas

Estou adorando ver essas novas versões dos contos de fadas,"Alice no País das Maravilhas","A Garota da Capa Vermelha","Espelho,Espelho Meu" e "Branca de Neve e o Caçador",mas você pode até se perguntar de "A Fera" que recriava o clássico da "Bela e a Fera",porém não citei-o para não estragar a lista,se é que vocês me entendem. Num ano que temos a recriação de João e Maria e João e o Pé de Feijão a expectativa era muito grande para conferi-los,então la fui eu conferir "João e Maria: Caçadores de Bruxas" com uma grande expectativa de conferir algo interessante,mas que decepção.
João e Maria (ou Hansel e Gretel) têm um trauma de infância,devido a grande pergunta que os atormenta: Porque nosso pai nos deixou na floresta que nos levou até as garras de uma terrível bruxa? E embora,tenham escapado com louvor,eles agora prometem vingar e matar cada bruxa que estiver com uma criança como refém. No entanto,quando chegam numa vila que uma terrível bruxa ameça por fim aos irmãos e tornar uma noite,que se repete de século em século,num banho de sangue,eles teram sua habilidades testadas.
O diretor Tommy Wirkola não sabe o que quer da vida,se quer um nova versão do clássico de João e Maria,se quer fazer entretenimento para adultos ou se quer transformar uma história de bruxas numa de trolls felizes e essa confusão toda se combina com o péssimo roteiro escrito pelo mesmo e por Dante Harper, que transforma um entretenimento bom para o final de semana,num autêntico show de horrores,nem dando chance dos bons atores Jeremy Renner,Gemma Arterton,Thomas Mann e Famke Janssen salvarem o filme.
A versão dark da Chapeuzinho Vermelho da Warner Bros. feita por Catherine Hardwicke foi criticada por parecer muito com "Crepúsculo",mas com os talentos do elenco (menos Max Irons e Shilo Fernandez) e da equipe técnica, o filme se salvava,mas aqui não posso dizer o mesmo tendo em vista que mesmo um elenco afiado e uma excelente equipe técnica, a história das bruxas más não convence,parece que estavamos vendo um filme feito por Guillermo del Toro,porque na verdade as bruxas pareciam os demônios ridículos que o Guillermo sempre cisma colocar nos seus filmes.Estava esperando umas bruxas mais glamurosas,como as dos trailers de "Oz: Mágico e Poderoso",porém os que vimos aqui é algo extremamente ridículo.
Mas felizmente,temos coisas boas,a começar pelo elenco: Jeremy Renner faz um filme que não precisava ter feito,até porque para um ator que ja fez "Guerra Ao Terror","Atração Perigosa" e "Os Vingadores",não precisa de filmes como esse para cair nas graças do público.Aqui,digamos que ele repete o que fez em "Os Vingadores",só que não com um arco e flecha. Gemma Arterton fez uma performace espetacular em "O Retorno de Tamara",mas ja fez filmes terríveis como "Fúria de Titãs",porém aqui ela esta muito bonita e consegue fazer um trabalho convincente. Famke Janssen esta ótima no papel da bruxa Muriel,melhor até que Jeremy Renner e Gemma Arterton que não se preocupam muito,até porque eles ja têm carreira garantida,o que não é o caso de Famke que faz o possível e o impossível para tornar Muriel uma personagem interessante,o que ela consegue,mas ainda prefiro a atriz que a personagem.Por fim, Thomas Mann de "Projeto X - Uma Festa Fora de Controle" não esta no seu melhor,mas tenho esperança que em "Dezesseis Luas" ele consiga alcançar o status de bom ator.
Mas o melhor mesmo,fica a cargo da equipe técnica: Atli Örvarsson compõe musicas muito boas que ajudam o filme a se desenvolver melhor. Os diretores de arte de "Desconhecido" e "Bastardos Inglórios" constroem bons cenários que remetem muito bem a Inglaterra Medieval,mesmo que a época do filme não esteja muito clara. A ótima figurinista de "Uma Noite Fora de Série" e "Uma Noite no Museu Noite 2" desenha ótimos trajes,que combinados com o trabalho da cenografia,tornam um excelente trabalho em equipe. Por fim, ,a maquiagem,que embora possa parecer exagerada, ajuda principalmente as terríveis bruxas.
No entanto,se você estiver afim de pagar um ingresso para ver efeitos visuais ótimos que remetem um jogo de videogame e um elenco bem amarradinho fique avontade,eu,tampouco quero refazer esse programa.
Nota: 5,5

0 comments: