Figura História? Um Oscar Por Favor

Nesta postagem listarei todos os possíveis atores e atrizes que ganharam ou concorreram ao um Oscar por interpretar uma figura histórica ou que tenha grande valor para a sociedade e/ou para o mundo.
Obs: A lista conta apartir dos vencedores e indicados apartir do ano de 1990,ou seja,desde os filmes feitos em 1989.


Isabelle Adjani concorreu ao Oscar de 1990 pelo filme "Camille Claudel" por intrepretar Camille Claudel,a famosa amante do pintor e artista Auguste Rodin,que enlouqueceu após o término do relacionamento e anos depois fora internada num manicômio por seu irmão. A atriz perdeu para Jessica Tandy em "Conduzindo Miss Daisy" na categoria de Melhor Atriz.
Denzel Washington venceu o Oscar de 1990 na categoria de Melhor Ator pelo "Soldado Trip" no filme "Tempo de Glória" que falava sobre do primeiro regimento negro nos EUA.
Jeremy Irons venceu o Oscar de 1991 de Melhor Ator pela interpretação de Claus Von Bulow no filme "O Reverso da Fortuna" que contava a história do rico socialite Claus Von Bulow que era acusado de matar sua esposa  Sunny Von Bulow (Glenn Close) e que contratava um advogado que reunirá todas as provas possíveis para inocentar seu cliente.
Tomy Lee Jones foi indicado ao Oscar de 1992 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar" na pele de Clay Shaw,o único homem processado pela morte do presidente John F. Kennedy e logo em seguida foi absolvido. O ator perdeu para Jack Palance por "Amigos,Amigos Para Sempre".
Denzel Washington foi indicado ao Oscar de 1993 de Melhor Ator pelo filme "Malcolm X" que interpretou Malcolm X que foi ministro e ativista dos direitos humanos. Foi reconhecido como um dos maiores e mais influentes afro americanos da história. O ator perdeu para Al Pacino por "Perfume de Mulher".
Robert Downey Jr. foi indicado ao Oscar de 1993 de Melhor Ator pelo filme "Chaplin" que interpretou Charles Chaplin,que sinceramente dispensa apresentaçõs. O ator perdeu para Al Pacino por "Perfume de Mulher".
Emma Thompson foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de 1994 pelo filme "Em Nome do Pai" pela intepretação de Gareth Peirce,professora de Inglês em Oxford que é reconhecida pelo seu trabalho nas injustiças e no caso de pessoas acusadas por terrorismo islâmico e irlândes. A atriz perdeu para Anna Paquin por "O Piano".
Pete Postlethwaite foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante de 1994 pelo filme "Em Nome do Pai" pela interpretação de Giuseppe Conlon,que foi preso injustamente por causa de um atentado a bomba num pub de Londres no ano de 1974. O Ator perdeu para Tomy Lee Jones por "O Fugitivo".
Angela Basset foi indicada ao Oscar de 1994 de Melhor Atriz pelo filme "Tina - A Verdadeira História de Tina Turner" pela interpretação de Tina Turner,cantora considerada uma das maiores divas da música americana. A atriz perdeu para Holly Hunter por "O Piano".
Daniel Day-Lewis foi indicado ao Oscar de 1994 de Melhor Ator pelo filme "Em Nome do Pai" pela interpretação de Gerry Conlon,aque assim como Giuseppe Conlon foi preso por um crima que não cometeu. O ator perdeu para Tom Hanks por "Filadélfia".
Laurence Fishburne foi indicado ao Oscar de 1994 de Melhor Ator pelo filme "Tina - A Verdadeira História de Tina Turner" pela interpretação de Ike Turner,o ex-marido de Tina Turner que junto com ela viveram uma relação tumultuada até o difícil divórcio.
Miranda Richardson foi indicada ao Oscar de 1995 de Melhor Atriz pelo filme "Tom e Viv" pela interpretação de Vivienne Haigh-Wood,a esposa de um dos mais importantes poetas americanos T.S. Elliot.
A atriz perdeu para Jessica Lange por "Céu Azul".
Anthony Hopkins foi indicado ao Oscar de 1996 de Melhor Ator pelo filme "Nixon" pela interpretação de Richard M. Nixon,que renunciou ao cargo para não sofrer impeachment após se ver envolvido no caso Watergate. O ator perdeu para Nicolas Cage por "Despedida em Las Vegas".
Ed Harris foi indicado ao Oscar de 1996 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Apollo 13 - Do Desastre Ao Triunfo" pela interpretação de Gene Kranz,que serviu como diretor de vôo, durante os programas Gemini e Apollo e é mais conhecido por seu papel em dirigir os esforços de equipe de controle de missão bem sucedidos para salvar a tripulação da Apollo 13.O ator perdeu para Kevin Spacey por "Os Suspeitos".
Joan Allen foi indicado ao Oscar de 1996 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Nixon" pela interpretação de Pat Nixon,a esposa de Richard M. Nixon foi primeira dama dos Estados Unidos entre os anos de 1969 até 1974. Pat promoveu inúmeras causas sociais,incluindo o voluntarismo. A atriz perdeu para Mira Sorvino por "Poderosa Afrodite".
Kathleen Quilan foi indicada ao Oscar de 1996 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Apollo 13 - Do Desastre Ao Triunfo" pela interpretação de Marilyn Lovell,esposa de Jim Lovell o astronauta que comandou a missão ao espaço de "Apollo 13". A atriz perdeu para Mira Sorvino por "Poderosa Afrodite";
Geoffrey Rush venceu o Oscar de 1997 de Melhor Ator pelo filme "Shine - Brilhante" pela interpretação de David Helfgott,que tinha uma paixão pela música clássica,mas devido a rejeição de seu pai e a pressão para que seus concertos sejam perfeitos o levam ao desequilíbrio mental.
Woody Harrelson foi indicado ao Oscar de 1997 de Melhor Ator pelo filme "O Povo Contra Harry Flynt",pela interpretação de Harry Flynt,o homem que transformou a revista Hustler, com pornografia explícita, na coqueluche dos anos 70. Larry se tornou um dos homens mais importantes dos Estados Unidos, mas sofreu vários processos judiciais e atentados. O ator perdeu para Geoffrey Rush por "Shine - Brilhante".
Judi Dench foi indicada ao Oscar de 1998 de Melhor Atriz pelo filme "Sua Majestade, Mrs. Brown" ,pela interpretação da Rainha Vitória,que no filme,esta abalada com a perda do seu marido e seu servo Brown,acaba se envolvendo emocionalmente com ela,e apartir daí nasce um novo escândalo. A atriz perdeu para Helen Hunt em "Melhor Impossível".
Anthony Hopkins foi indicado ao Oscar de 1998 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Amistad" pela interpretação de John Quincy Adams,o sexto presidente dos Estados Unidos que planejou a cultuada e discutida Emenda Monroe,durante o mandato de James Monroe quando ainda era secretário de Estado. O ator perdeu para Robin Williams por "Gênio Indomável".
Cate Blanchett foi indicada ao Oscar de 1999 de Melhor Atriz pelo filme "Elizabeth" pela interpretação de Elizabeth I,que reinou a Inglaterra e a Irlanda durante os anos de 1558 e 1603. Uma de suas primeiras ações foi estabelecer da igreja protestante inglesa, da qual se tornou governadora suprema. A rainha foi conhecida como "A Rainha Virgem","Gloriana" e "Boa Rainha Bess". A atriz perdeu para Gwyneth Paltrow por "Shakespeare Apaixonado".
Denzel Washington foi indicado ao Oscar de 2000 de Melhor Ator  pelo filme "Hurricane - O Furação" pela interpretação de Rubin 'Hurricane' Carter,que foi um boxeador peso médio estadounidense no período entre 1961 e 1966, conhecido por travar uma longa disputa judicial ao ser preso por assassinato. O Ator perdeu para Kevin Spacey por "Beleza Americana".
Javier Bardem foi indicado ao Oscar de 2001 de Melhor Ator pelo filme "Antes do Anoitecer" pela interpretação de Reinaldo Arenas,foi um escritor cubano de poesia, novelas e teatro. Era assumidamente homossexual e passou grande parte da sua vida combatendo o regime comunista e a política de Fidel Castro. O ator perdeu para Russell Crowe por "O Gladiador".
Julia Roberts venceu o Oscar de 2001 de Melhor Atriz pelo filme "Erin Brockvich - Uma Mulher de Talento" pela interpretação de Erin Brockvich,mulher que depois de descobrir várias fichas médicas arquivadas envolvidas em casos de contaminação de água,começa uma luta difícil que mobiliza centenas de pessoas a conseguir ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização.
Russell Crowe foi indicado ao Oscar de 2002 de Melhor Ator pelo filme "Uma Mente Brilhante" pela interpretação de John Nash,matemático que venceu o prêmio nobel de econômia em 1994. Ele também trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton. O ator perdeu para Denzel Washington por "Dia de Treinamento".
Jennifer Connelly venceu o Oscar de 2002 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Uma Mente Brilhante" pela interpretação de Alicia Nash,esposa do famoso matemático John Nash.
Adrien Brody venceu o Oscar de 2003 de Melhor Ator pelo filme "O Pianista" pela interpretação de Wladyslaw Szpilman,foi um pianista polonês. Nascido numa família judaica, trabalhou em Varsóvia como pianista para a rádio polonesa (onde conheceu uma cantora e o seu marido ator) até a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939.
Nicole Kidman venceu o Oscar de 2003 de Melhor Atriz pelo filme "As Horas" pela interpretação de Virginia Woolf,que foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo.
Salma Hayek foi indicada ao Oscar de 2003 de Melhor Ator  pelo filme "Frida" pela interpretação de Frida Kahlo, uma das mais conceituadas artísticas plásticas do México. Sua vida amorosa foi bastante turbulenta; casada com Diego Rivera que também era seu companheiro nas artes. A atriz perdeu para Nicole Kidman por "As Horas".
Charlize Theron venceu o Oscar de 2004 de Melhor Atriz pelo filme "Monster - Desejo Assassino" pela interpretação de Aileen Pittman, foi uma prostituta considerada, errôneamente, a primeira mulher assassina em série da América.
Jamie Foxx venceu o Oscar de 2005 de Melhor Ator pelo filme "Ray" pela interpretação de Ray Charles,que foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B.
Leonardo DiCaprio foi indicado ao Oscar de 2005 de Melhor Ator pelo filme "O Aviador" pela interpretação de Howard Hughes,foi um aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião, construir aviões, produzir o filme Hell's Angels e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas norte-americana, a TWA.O ator perdeu para Jamie Foxx por "Ray".
Cate Blanchett venceu o Oscar de 2005 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "O Aviador" pela interpretação de Katharine Hepburn que foi uma das mais importantes atrizes dos Estados Unidos. A carreira de Hepburn é vista como uma das mais famosas de Hollywood e durou por mais de 60 anos. Ela trabalhou com diversos tipos de gêneros da comédia ao drama e recebeu quatro prêmios Oscar de Melhor Atriz, um recorde até os dias atuais.
Philip Seymour Hoffman venceu o Oscar de 2006 de Melhor Ator pelo filme "Capote" pela interpretação de Truman Capote,autor do livro que originou o filme "Bonequinha de Luxo", fez uma extensa pesquisa sobre um crime que aconteceu nos Estados Unidos em 1959, quando Dick Hickock e Perry Smith mataram uma família de quatro pessoas em uma pequena cidade do Kansas.
Joaquin Phoenix foi indicado ao Oscar de 2006 de Melhor Ator pelo filme "Johnny & June" pela interpretação de Johnny Cash,foi um cantor e compositor norteamericano de música country, conhecido por seus fãs como "O Homem de Preto". Em uma carreira que durou quase cinco décadas ele foi para muitas pessoas a personificação do country. Sua voz sepulcral e o distintivo som "boom chicka boom" de sua banda de apoio "Tennessee Two" são algumas de suas marcas registradas.O ator perdeu para Philip Seymour Hoffman por "Capote".
Reese Whitherspoon venceu o Oscar de 2006 de Melhor Atriz pelo filme "Johnny & June" pela interpretação de June Carter,que foi uma cantora, compositora, atriz e comediante estadunidense. Casou-se com Johnny Cash no qual viveu 35 anos.
Charlize Theron foi indicada ao Oscar de 2006 de Melhor Atriz pelo filme "Terra Fria" pela interpretação de Josie Aimes,mulher que nos anos 70 foge de casa,devido aos maus tratos do seu marido para poder trabalhar na mineradora na cidade,só que ela e suas demais colegas de trabalho começam a sofrer moléstia dos homens do local, o que a leva a mover o primeiro processo por assédio sexual dos EUA. A atriz perdeu para Reese Whitherspoon por "Johnny & June".
Catherine Keener foi indicada ao Oscar de 2006 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Capote" pela interpretação de Harper Lee, uma escritora norte-americana, ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1961 pela sua obra de ficção "O Sol É Para Todos". A atriz perdeu para Rachel Weisz por "O Jardineiro Fiel".

Forest Whitaker venceu o Oscar de 2007 de Melhor Ator pelo filme "O Último Rei da Escócia" pela interpretação de Idi Amin,foi um ditador militar e o terceiro presidente de Uganda entre 1971 e 1979. Amin se juntou ao King's African Rifles, um regimento colonial britânico, em 1946, servindo na Somália e no Quênia. Eventualmente, ele chegou a patente de Major-General no exército ugandense, e tornou-se Comandante antes de liderar um golpe de estado em 1971, depondo o então presidente Milton Obote.

Helen Mirren venceu o Oscar de 2007 de Melhor Atriz pelo filme "A Rainha" pela interpretação da Rainha Elizabeth II,que reina desde 1952 até hoje. O filme retrata sua relaçaõ com o Primeiro Ministro Tony Blair, logo após a morte da Princesa Diana, acompanhando os esforços de ambos para alcançar um equilíbrio entre uma tragédia privada e a exigência do público por maiores informações.
 Meryl Streep foi indicada ao Oscar de 2007 de Melhor Atriz pelo filme "O Diabo Veste Prada" pela interpretação de Miranda Prestly,uma paródia da temerosa editora chefa da Vogue americana Anna Wintour,que torna a vida de suas secretárias um inferno,mas que faz um excelente trabalha a frente da Vogue. A atriz perdeu para Helen Mirren por "A Rainha".
Marion Cotillard venceu o Oscar de 2008 de Melhor Atriz pelo filme "Piaf - Um Hino Ao Amor" pela interpretação Edith Piaf que foi abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade, ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde, viveu com o pai alcoólatra, a quem abandonou aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, foi descoberta por um dono de boate e, naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. Altos e baixos da voz que marcou gerações.
 Cate Blanchett foi indicada ao Oscar de 2008 de Melhor Atriz pela reprise do seu papel em "Elizabeth"  que no ano recebeu o título de "Elizabeth: A Era de Ouro". A atriz perdeu para Marion Cotillard por "Piaf - Um Hino Ao Amor".
Sean Penn venceu o Oscar de 2009 de Melhor Ator pelo filme "Milk - A Voz da Igualdade" pela interpretação de Harvey Milk,que foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de São Francisco. A política e o ativismo gay não foram os primeiros interesses de Milk, ele não sentia necessidade de ser aberto quanto à sua homossexualidade ou participar de causas civis até por volta dos 40 anos, depois de suas experiências com a contracultura dos anos 1960.
 Angelina Jolie foi indicada ao Oscar de 2009 de Melhor Atriz pelo filme "A Troca" pela interpretação de Christine Collins,mulher que após ter o filho raptado não descança enquanto não acha-lo,mesmo que a policia da Califórnia o tenha dado uma criança totalmente diferente do seu filho. Ela dedicou sua vida toda para achar seu filho. A atriz perdeu o Oscar para Kate Winslet por "O Leitor".
 Frank Langella foi indicado ao Oscar de 2009 de Melhor Ator pelo filme "Frost/Nixon" pela interpretação de Richard Nixon,que foi o primeiro presidente a renunciar na história política dos EUA. O ator perdeu o Oscar para Sean Penn por "Milk - A Voz da Igualdade".
Josh Brolin foi indicado ao Oscar de 2009 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Milk - A Voz da Igualdade" pela interpretação de Dan White,que assassinou o prefeito de São Francisco, George Moscone  e Harvey Milk em 27 de Novembro de 1978. Ficou preso durante cinco anos e dois anos após,se matou. É um dos homens mais odiados da história de São Francisco. O ator perdeu para Heath Ledger por "Batman - O Cavaleiro das Trevas".
Morgan Freeman foi indicado ao Oscar de 2010 de Melhor Ator pelo filme "Invictus" pela interpretação de Nelson Mandela,que dispensa apresentações. O ator perdeu o Oscar para Jeff Bridges por "Coração Louco".
Sandra Bullock venceu o Oscar de 2010 de Melhor Atriz pelo filme "Um Sonho Possível" pela interpretação de Leigh Anne Touhy,uma mulher rica que resolve trazer para dentro de casa um garoto de rua,que aos poucos vai conquistando toda a família. Então ela resolve pedir a guarda do garoto,que é matriculado numa das melhores escolas da cidade e em breve se tranforma num dos melhores jogadores de futebol americano da cidade.
 Helen Mirren foi indicada ao Oscar de 2010 de Melhor Atriz pelo filme "A Última Estação" pela interpretação de Sofya Tolstoy,esposa de um dos maiores escritores da Rússia e do mundo. A atriz perdeu para Sandra Bullock por "Um Sonho Possível".
Meryl Streep foi indicada ao Oscar de 2010 de Melhor Atriz pelo filme "Julie & Julia" pela interpretação de Julia Child,uma das maiores chefs da França e escreveu a "bíblia" da culinária francesa - "Mastering The Art Of French Cooking". A atriz perdeu para Sandra Bullock em "Um Sonho Possível".
Matt Damon foi indicado ao Oscar de 2010 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Invictus" pela interpretação de Francois Pienaar,um dos maiores jogadores de rúgbi da África do Sul,que com a ajuda e o apoio de Nelson Mandela,venceu a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995,que pôs fim ao confronto entre brancos e negros na África do Sul. O ator perdeu para Christolph Waltz por "Bastardos Inglórios".
 Christopher Plummer foi indicado ao Oscar de 2010 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "A Última Estação" pela interpretação de Leon Tolstoy,um escritor russo que até hoje é símbolo de excelência em escrita,publicou "Anna Karenina" e "Guerra e Paz". O ator perdeu para Christolph Waltz por "Bastardos Inglórios".
Colin Firth venceu o Oscar de 2011 de Melhor Ator pelo filme "O Discurso do Rei" pela interpretação do Rei George VI,homem que nunca era esperado nascer,por isso viveu a sombra do irmão,até o dia que o rei George V (seu irmão) decidiu abdicar do trono de rei para se casar com a divorciada Wallis Simpson. Então mesmo com os problemas de gaguejar,George VI reinou a Grâ-Bretanha de 1936 a 1952.
Jesse Eisenberg foi indicado ao Oscar de 2011 de Melhor Ator pelo filme "A Rede Social" pela interpretação de Mark Zuckenberg,um adolescentes mais ricos do mundo que criou a rede social mais famosa do mundo,o Facebook. O ator perdeu para Colin Firth por "O Discurso do Rei".
James Franco foi indicado ao Oscar de 2011 de Melhor Ator pelo filme "127 Horas" pela interpretação de Aaron Ralston,montanhista que, em 2003, durante uma escalada no Estado americano de Utah, sofreu um acidente e ficou com o antebraço preso sob uma rocha durante cinco dias. Ele teve de amputar seu braço com uma faca que carregava. O ator perdeu o Oscar para Colin Firth por "O Discurso do Rei".
 Christian Bale venceu o Oscar de 2011 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "O Vencedor" pela interpretação de Dicky Eklund,lutador de boxe,que ajudou o irmão a vencer o campeonato mundial de WBU.
Geoffrey Rush foi indicado ao Oscar de 2011 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "O Vencedor" pela interpretação de Lionel Logue,fonodiólogo australiano que ajudou o Rei George VI a livrar-se da sua gagueira.O ator perdeu o Oscar para Christian Bale por "O Vencedor".
Melissa Leo venceu o Oscar de 2011 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "O Vencedor" pela interpretação de Alice Ward,mãe de Dicky Eklund e Mickey Roard que também foi empresária do lutador e o "ajudou" a conquistar o campeonato mundial.
 Helena Bonham Carter foi indicada ao Oscar de 2011 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "O Discurso do Rei" pela interpretação de Elizabeth Bowes-Lyon,mãe da atual rainha da Inglaterra e esposa do Rei George VI e mulher que contratou seu fonodiólogo e ajudou-o com a gagueira. A atriz perdeu para Melissa Leo por "O Vencedor".
Amy Adams foi indicada ao Oscar de 2011 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "O Vencedor" pela interpretação de Charlene Fleming,namorada de Mickey Roard,campeão mundial de boxe. A atriz perdeu para companheira de elenco Melissa Leo  por "O Vencedor".
 Michelle Williams foi indicada ao Oscar de 2012 de Melhor Atriz pelo filme "Sete Dias Com Marilyn" pela interpretação de Marilyn Monroe que dispensa apresentações. A atriz perdeu para Meryl Streep por "A Dama de Ferro".
Kenneth Branagh foi indicado ao Oscar de 2012 de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Sete Dias Com Marilyn" pela interpretação de Sir Laurence Olivier,diretor e ator de "O Prícipe Encantado",filme que levou Marilyn Monroe para Inglaterra durante uma semana. O ator perdeu para Christopher Plummer por "Toda Forma de Amor".
Meryl Streep venceu o Oscar de 2012 de Melhor Atriz pelo filme "A Dama de Ferro" pela interpretação de Margaret Thatcher,mulher que esteve a frente da Inglaterra como a primeira primeira-ministra mulher do páis.Ela  travou a terrível guerra das Malvinas contra a Argentina,pelo controle das Ilhas Malvinas. É uma das mulheres mais admiradas da história da Inglaterra.

Agora meu caro leitor ficamos na expectativa de continuar essa lista com excelências do nosso cinema esse ano com as indicação de Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln em "Lincoln",Naomi Watts com "O Impossível",Jessica Chastain com "A Hora Mais Escura",Tomy Lee Jones com "Lincoln",Alan Arkin com "Argo" e Sally Field como Mary Todd Lincoln em "Lincoln".
Quem desses leverá o Oscar para casa? Quais desses fará história assim como seu personagem fez?
Veremos,fique ligado.

0 comments: